Pós-Graduação


 

A FACE Faculdade de Ciências Educacionais através do seu Núcleo de Pós-Graduação, pesquisa e Extensão, apresenta cursos de especializações com intuito de implementar a formação continuada de profissionais em diversas áreas também contribuindo para a qualificação e construção de conhecimentos conduzindo-os a novos horizontes.

Os cursos de Pós-Graduação lato sensu da FACE atendem a RESOLUÇÃO CES/CNE - MEC n° 01, de 08 de junho de 2007.

Critérios de Seleção: Análise do currículo e do Histórico de Graduação

Inscrições: Secretaria do NUPPE - Rua Maria Consuelo, 123 - Graça Valença-BA.
Contato: coord.posgraduacao@facebahia.com ou (75) 3641 6898 / 6899

 

 

PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL

 

OBJETIVOS:

 

Qualificar profissionais de nível superior para atuarem no campo da Psicopedagogia, ampliando a compreensão do processo de aprendizagem humana a partir de uma visão inter e transdisciplinar, com a finalidade de trabalharem com o enfoque preventivo.

 

DISCIPLINAS:

 

Teorias do Conhecimento e da Aprendizagem
Introdução a Psicopedagogia Institucional
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
Metodologia da Pesquisa
Desenvolvimento Neuropsicológico e Motor
Desenvolvimento Psico-Cognitivo e Linguagem
Dificuldades de Aprendizagem
Dinâmica das Relações Familiares e Aprendizagem
Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógica na Instituição
Estágio Institucional
Disciplina Optativa (*):
Metodologia do Ensino Superior


Carga horária Total: 390 h

 

 

 

GESTÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

 

 

OBJETIVOS:

 

Qualificar profissionais de nível superior para atuarem no campo da gestão e educação ambiental, fornecendo aos profissionais subsídios científicos para o entendimento sistêmico dos múltiplos aspectos ambientais a fim de que se possam encontrar soluções para os seus problemas.

 

DISCIPLINAS:

 

Ecologia (Ciência do Ambiente)
Metodologia do Trabalho Científico
Direito e Política Ambiental
Educação Ambiental
Gestão Ambiental e Normatização
Impactos ambientais e Avaliação
Planejamento e Conservação Ambiental
Gestão de áreas de proteção ambiental
Química Sanitária Ambiental e Resíduos Sólidos Urbanos
Recursos Hídricos e Resíduos Líquidos Urbanos
Economia e Meio Ambiente
Seminários Integrados
Disciplina Optativa (*):
Metodologia do Ensino Superior


Carga horária total: 390 h

 

 

 

PROJETOS SOCIAIS

 

 

OBJETIVOS:

 

Ampliar as possibilidades de atuação profissional contemplando os espaços emergentes: conselhos sociais, terceiro setor e responsabilidade corporativa, fornecendo instrumentos metodológicos para a elaboração e captação de recursos para programas e projetos sociais.

 

DISCIPLINAS:

 

Sociedade Contemporânea
Fundamentos da Gestão Social
Gestão Social Pública
Responsabilidade social corporativa
Gestão social e o terceiro setor
Projeto Social: Ferramenta para Enfrentamento da Exclusão Social
Marco Lógico e Projetos
Projetos sócio-econômicos
Projetos sócio-ambientais
Projetos sócio-culturais
Captação de Recursos e Sustentabilidade
Pesquisa na web para captação de recursos
Monitoramento e avaliação de projetos sociais
Seminários Integrados
Disciplina Optativa (*): Metodologia do Ensino Superior


Carga Horária: 420 h

 

 

 

METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR

 

 

OBJETIVOS:

 

Qualificar profissionais de educação no campo da metodologia do ensino superior a partir da construção de sólida base teórica sustentada no debate científico mais recente da área e fundamentada na relação entre teoria e prática, assegurando-lhes o exercício de intervenção competente para atuar frente às questões e desafios da educação e dos obstáculos que a esta se interpõem.

 

DISCIPLINAS:

 

Psicologia educacional
Qualidade em educação
Metodologia da pesquisa
Metodologia da pesquisa educacional
Organização do ensino superior
Problemas atuais em educação
Novas tecnologias na educação
Economia e políticas públicas na educação
Planejamento e avaliação
Metodologia do ensino superior
Intervenção na práxis pedagógica
Relações interpessoais e culturas organizacionais
Seminários integrados


Carga Horária: 390 h

 

 

 

CURRÍCULO, FORMAÇÃO DO PROFESSOR E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

 

 

OBJETIVOS:

 

Assegurar que os professores que atuam na Educação Básica obtenham conhecimentos sólidos e atualizados no que se referem ao currículo multicultural numa perspectiva da multireferencialidade, da diversidade étnico-racial e da afirmação da cultura negra

 

DISCIPLINAS:

 

História e cultura da África

Formação do professor: currículo e diversidade cultural

Educação e Relações étnico-raciais

Políticas educacionais e Promoção da igualdade racial

História e cultura afro-brasileira

Metodologia da pesquisa

Literatura africana e afro-brasileira

Metodologia do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana na educação básica

História dos movimentos sociais negros no Brasil

Seminários integrados (TCC)


Carga Horária: 390 h

 

 

 

EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

 

 

OBJETIVOS:

 

Qualificar profissionais de nível superior para atuarem no campo da Educação Especial e Inclusiva, ampliando a compreensão das necessidades educacionais especiais e o processo de aprendizagem dos portadores dessas necessidades, oferecendo subsídios teóricos e práticos para a práxis pedagógica desses profissionais.

 

DISCIPLINAS:

 

Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva
Desenvolvimento neuropsicomotor e aprendizagem
Desenvolvimento psico-cognitivo e linguagem
Políticas Públicas em Educação Especial
A família do portador de necessidades especiais
Educação de Portador de necessidades especiais (DA e DV)
Educação de Portador de necessidades especiais (DM e SD)
Novas linguagens e tecnologias na educação especial
Projeto Político-pedagógico e Atenção à Diversidade
Metodologia da pesquisa
A formação do professor de Educação Especial e Inclusiva.
Seminários de orientação
Disciplina Optativa (*):
Metodologia do Ensino Superior


Carga Horária: 420 h

 

 

 

EDUCAÇÃO INFANTIL

 

 

OBJETIVOS:

 

- Capacitar profissionais para o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa metodológica e prática pedagógica no ensino da Educação Infantil, através de subsídios teóricos e trabalhos práticos que possibilitam uma intervenção eficaz no processo ensino-aprendizagem.

 

DISCIPLINAS:

 

Fundamentos da Educação Infantil
Teorias do conhecimento e da aprendizagem
Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem
Gestão e Organização de ambientes para o desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos
O Lúdico e a Infância
Metodologia da Pesquisa em Educação
Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva
Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
Conhecimento Lógico-Matemático
Meio Ambiente, Saúde e Nutrição
O Tempo e Espaço Geográfico
Linguagem Oral e Escrita
Psicomotricidade
Seminários de Orientação
Disciplina Optativa (*):
Metodologia do Ensino Superior


Carga Horária: 390 h

 

 

 

GESTÃO ESCOLAR

 

 

OBJETIVOS:

 

Qualificar os profissionais da área educacional no sentido de instrumentalizá-los com a aquisição de competências básicas para o desempenho da função de gestor, embasados em sólida fundamentação teórica e prática que lhes assegure uma atuação competente no enfrentamento das questões e desafios da educação no cenário atual.

 

DISCIPLINAS:

 

Gestão Educacional no Novo Cenário Mundial: A Relação Local-Global
Estado e Políticas Educacionais
Metodologia da Pesquisa
Ética e Gestão
Economia e Finanças da Educação
Legislação do Ensino
Informação e Novas Tecnologias na Gestão da Educação
Gestão da Escola: A Regulação Para o Setor
Gestão da Escola: Programas e Projetos
Planejamento e Avaliação em Gestão
Psicologia Organizacional
Relações Interpessoais e Gestão de RH
Seminários de Orientação
Disciplina Optativa (*):
Metodologia do Ensino Superior


Carga Horária: 390 h

 

 

 

GESTÃO DE PESSOAS

 

OBJETIVOS:

 

Capacitar profissionais de diversas áreas para administrar questões generalistas e específicas na área de Gestão de Pessoas, afim de atuarem em: empresas públicas e privadas, assessoria e consultorias, em consonância com os princípios técnicos, legais e éticos.

 

DISCIPLINAS:

 

Teoria das Organizações e Administração
Modelos Contemporâneos de Organização
Metodologia do Trabalho Científico
Ética, Cultura, Poder e Mudança Organizacional
Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional
Gestão Estratégica, Liderança e Criatividade
Negociação e Gestão de Conflitos
Qualidade de vida no Trabalho e Gestão do Stress
Gestão de Competências e Talentos e Conhecimento
Projetos, Planejamento e Consultoria em RH
Seminários Integrados
Disciplina Optativa:
Metodologia do Ensino Superior


Carga Horária: 390 h

 

 

 

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

 

OBJETIVOS:

 

Qualificar os profissionais de ensino de jovens e adultos no sentido de instrumentalizá-los com a aquisição de competências básicas ao desempenho da função de professor, embasados numa fundamentação teórico/prática/reflexiva, que lhes assegure o exercício competente do processo de aprendizagem para atuar frente às questões e desafios da educação e dos obstáculos que a esta se interpõem.

 

DISCIPLINAS:

 

Disciplinas
Políticas de Educação de Jovens e Adultos no Brasil: O novo cenário da educação
Cidadania e Empregabilidade
Juventudes e EJA
Linguagem e Comunicação
Alfabetização e Letramento
Matemática da Vida -
Metodologia da Pesquisa -
Didática da Educação de Jovens e Adultos
Metodologia do Ensino da Geografia
Metodologia do Ensino da História
Metodologia do Ensino da Matemática
Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa
Metodologia do Ensino da Ciência
Seminários


Carga Horária: 390 h

 

 

 

ENSINO DA MATEMÁTICA

 

OBJETIVOS:

 

Possibilitar aos professores que atuam no Ensino Fundamental e Médio reflexão sobre as novas tendências no Ensino da Matemática, assegurando uma prática condizente com as pesquisas mais recentes neste campo.

 

DISCIPLINAS:

 

Metodologia do Ensino superior
Aprendizagem e prática docente
Matemática e relações interdisciplinares
Tópicos especiais de Matemática I
Tópicos especiais de Matemática II
Metodologia do ensino de Matemática
Educação Matemática
Matemática e novas TIC´s
Elementos de pesquisa Científica
TCC - Seminários de Orientação


Carga Horária: 390 h

 

 

 

MARKETING

 

OBJETIVOS:

 

Promover a especialização de profissionais para atuarem nos setores empresariais, estratégicos, gerenciais e técnicos, nos conceitos, técnicas e decisões referentes ao Marketing, em suas diferentes modalidades.

 

DISCIPLINAS:

 

Marketing, globalização e comportamento do consumidor.
Pesquisa de mercado
Gestão financeira em marketing
Gestão de produtos e serviços
Gestão de pessoas
Canais de distribuição
Gestão de clientes
Gestão da comunicação
Metodologia do Trabalho científico e da Pesquisa
TCC - Planejamento de marketing


Carga Horária: 390 h

 

 

 

LÍNGUA, LINGUÍSTICA E LITERATURA

 

OBJETIVOS:

 

Formar especialistas nos campos da Língua e da Literatura, visando construir esse conhecimento a partir de uma base teórica complementada com a prática, de modo a que o formando possa entender a razão da construção do seu saber.

 

DISCIPLINAS:

 

Literatura Portuguesa
Metodologia da Pesquisa em Língua e Literatura
Prosa no Brasil
Estudos Lingüísticos
Teoria e Crítica Literária
Literatura Brasileira
Leitura e Elaboração de Textos
Morfossintaxe
Literatura Comparada
O Português no Espaço Lusófono
Seminário de Monografia
Fonética da Língua Portuguesa
Didática do Ensino Superior I
Didática do Ensino Superior II
Trabalho de Conclusão de Curso


Carga Horária: 450 h

 

FACE Nead
RADIO FACE
Sist. de Comunicação
Portal ALUNO
WEB MAIL
Aluno Egresso
Trabalhe conosco
Portal do Professor
Moodle
TV Face
Biblioteca Virtual
Intranet
Bate Papo Aluno
Todos os direitos reservados a Face