Notícias


FACE EAD E PROGRAMA ESPECIAL

27/05/2011 21:15

FACE- EAD

 

Núcleo de Educação a Distância e o Programa Especial de Formação Pedagógica

  

Núcleo de Educação a Distância - NEAD (FACE-EAD)

 

Em 2005 o IEB solicitou o credenciamento da FACE-EaD para atuar no ensino a distância através do NEAD - Núcleo de Educação a Distância, sendo credenciado pela Portaria 1.130 de 10 de setembro de 2008, publicada no DOU de 11 de setembro de 2008.

O Núcleo de Educação a Distância - NEAD da FACE é responsável pela implementação de políticas e diretrizes para a Educação a Distância, estabelecidas no âmbito da instituição.

O NEAD-FACE tem como missão democratizar o conhecimento produzido pela instituição para todas as camadas sociais da Região, possibilitando a qualificação profissional de uma maior parcela de indivíduos da população e incentivando e gerindo interesses desses indivíduos para estudo, produção e difusão de conhecimentos do ensino superior nos cursos que se propõe.

O NEAD-FACE oferece atualmente na modalidade a distância o Programa Especial de Formação Docente nas áreas de Matemática, Física, Geografia, História, Química, Biologia, Sociologia e Filosofia.

 

 

- Interação entre professores, tutores e alunos

 

Um grande aliado para o desenrolar desta proposta é o uso maciço e bem estruturado das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) que permitirão um acompanhamento "full-time" do aluno de maneira que sua vida acadêmica durante o curso se dê de forma transparente que permita ao aluno condições para que possa conquistar autonomia na construção de seu conhecimento.

 

A Metodologia

A FACE através do Núcleo de Educação a Distância traz como metodologia para os cursos de EAD uma forma inovadora e eficaz de aprendizagem com a presença do professor na sala de aula e momentos on-line através de diversos recursos tecnológicos, tais como: tele-aula; laboratório de informática conectado a internet; TV digital FACE e o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle.

Os cursos acontecem com aulas presenciais e momentos on-line orientados pelo professor através do ambiente virtual de aprendizagem moodle.

As avaliações acontecem nos momentos on-line e nos momentos presenciais.

 

 

Materiais Educacionais

 

Os materiais utilizados nos cursos da FACE-EAD são:

  • 1) Guia Acadêmico do Curso;
  • 2) Guia do Aluno;
  • 3) Guia Didático da Disciplina;
  • 4) Caderno Temático da Disciplina;
  • 5) Vídeo Aula da Disciplina (resumo);
  • 6) Materiais disponíveis através do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle.

Estrutura Tecnológica

 

Sistema de Comunicação FACE :

•1)    Estúdio

•2)    Tele-aula (vídeo e chat);

•3)    Laboratórios de Informática;

•4)    TV Interativa;

•5)    TV Digital FACE;

•6)    Rádio Educativa;

•7)    Radio FM (em Implantação) ;

•8)    Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle;

 

 

 

O Programa Especial de Formação Pedagógica

 

A Cidade de Valença é pólo econômico significativo para o Estado da Bahia, visto que se constitui na cidade mais importante das regiões: Costa do Dendê e Recôncavo Baiano, regiões que agregam 23 municípios com população estimada em 720.000 habitantes (censo 2000) dos quais 480.000 encontram-se regularmente matriculados nas redes públicas e particulares de Ensino Básico. Todavia, conta apenas com sete faculdades que oferecem 13 cursos, sendo nove voltados à formação de bacharéis e quatro licenciaturas, número este insuficiente para dar a qualificação adequada aos profissionais de educação conforme prevê o artigo 62 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação.Motivada pela Lei Federal n­º 0304/96 da LDB, o Plano Nacional de Educação, as novas expectativas para os cursos de formação e a eminente necessidade de os professores da região terem formação de curso de licenciatura é que a FACE apresenta proposta de instituir o Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes. Para tanto, baseia-se na resolução nº 02 de junho de 1997, do Conselho Nacional de Educação.

Nesse sentido é que a FACE viu a necessidade de promover a formação de educadores qualificados para atender à exigência da LDB e, ao mesmo tempo, acolher os justificados anseios de significativa parcela desses profissionais da região que aspiravam desfrutar de oportunidades de realizar formação pedagógica de nível superior que contribuísse para o seu crescimento cultural e pessoal, além de oferecer condições de viabilizar o processo de mudança por que passa a sociedade brasileira.

O Programa Especial de Formação Pedagógica foi criado pela FACE para atender, de modo particular, ao esforço nacional na qualificação do pessoal docente para o ensino fundamental, médio e para a educação profissional em nível médio.

        Dessa forma, procura-se evitar as conseqüências negativas decorrentes do não cumprimento da Lei, tanto para os sistemas de ensino, como um todo, como para os próprios professores, individual e profissionalmente considerados.

O programa apresenta inovação no campo da formação docente e mostra a preocupação da FACE em atender às necessidades educacionais de sua região de abrangência.

As Diretrizes para a organização da matriz curricular do MEC - maio de 2000, assim como, a estrutura curricular do Curso, inclusive sua carga horária, obedece a legislação em vigor sobre formação de professores para o Ensino Básico e o que dispõe a Resolução n.2 de junho de 1997, do Conselho  Nacional de Educação. Leve-se em consideração, particularmente, o fato de se tratar de Programa oferecido para portadores de diploma de curso superior, não licenciados, (bacharéis: advogados, engenheiros, dentistas, médicos, agrônomos, veterinários, etc).

Ao valorizar a reflexão sobre a atividade do professor no âmbito da escola, no processo de formação acadêmica, o Programa Especial de Formação Pedagógica está em consonância com a orientação predominante de toda legislação atual que trata da matéria.

              Ao criar e implantar o Programa Especial de Formação Pedagógica a FACE não somente procede dentro do âmbito da competência que lhe é conferida por lei, mas também se articula ao esforço propugnado pela LDB, no seu art. 87, ao estabelecer o prazo de 10 (dez) anos para a qualificação do enorme contingente de professores leigos em atividade nos diversos sistemas de ensino.    

A FACE participa do desafio nacional voltado à ampliação da oferta de formação de professores, apresentando o Programa Especial de Formação Pedagógica autorizado pelo MEC através da Portaria No. 1.816, de 27 de maio de 2005. DOU 30/05/2005 Seção I, pág. 13, agora na modalidade a distância.

É na tentativa de responder a essas necessidades e demandas que a FACE se habilita para credenciamento em EaD e autorização de seus cursos de Educação a Distância. Ao pensar na atuação nesse campo é preciso considerar que esta deverá se pautar por princípios gerais voltados para a definição de estratégias de EaD que organizem um sistema que amplie o acesso a uma educação de qualidade voltada ao desenvolvimento de espírito crítico reflexivo e uma formação para uma cidadania diante das novas configurações sociais.

A Educação a Distância, nos últimos anos, recebeu um apoio considerável, principalmente, com o advento da Internet na medida em que este avanço permitiu a oferta de graduação mediante esta modalidade no Brasil contribuindo para a mudança dos indicadores sociais marcados pela baixa escolarização, principalmente no Nordeste.

A complementação pedagógica a ser oferecida para bacharéis e tecnólogos pelo Programa Especial de Formação Pedagógica na modalidade de EaD, portanto, visa responder às necessidades e demandas dos municípios da  Bahia e voltar-se para uma perspectiva crítica e construtiva, destacando-se o aspecto de transformação social que permeia o processo educacional, pois "ao compreender melhor a dinâmica da sociedade em que vive, o aluno poderá perceber-se como elemento ativo, com capacidade até mesmo de viabilizar um modelo de sociedade mais justo e solidário" (PCNs Ensino Médio, 2002, p. 316). Esta afirmação sinaliza para o objetivo fundamental que deve marcar as reflexões a serem produzidas durante o processo formativo promovido pelo Programa.

 

           

 

FACE Nead
RADIO FACE
Sist. de Comunicação
Portal ALUNO
WEB MAIL
Aluno Egresso
Trabalhe conosco
Portal do Professor
Moodle
TV Face
Biblioteca Virtual
Intranet
Bate Papo Aluno
Todos os direitos reservados a Face